Rosa-dos-Ventos

No livro da vida não se volta quando se quer, a página já lida, para melhor entendê-la;
nem pode se fazer a pausa necessária à reflexão.
Os acontecimentos nos tornam e nos arrebatam às vezes tão rapidamente
que nem deixam volver um olhar ao caminho percorrido.
(José de Alencar, in Lucíola)

______________________________________________________________________________________

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Entardecer na capital I



Um espetáculo, um bálsamo para a alma proporciona-nos a Natureza, presente até em meio à civilização, ao que chamam de progresso, essa capacidade que o homem tem de criar necessidades e vantagens para as quais sacrifica seu precioso tempo.




A Sombra de um Salgueiro
Fugi das chaminés
do fumo, que era um denso nevoeiro,
e procurei, na beira dum regato,
a sombra de um salgueiro.
o aro parado, absorto,
mas na água tranqüila
vogava um peixe morto.
(Fernanda de Castro - 1989)




"O Guaíba é um grande lago (496 Km²) ao qual Porto Alegre está histórica e culturalmente ligada, desde a chegada dos primeiros casais açorianos até o atual desenvolvimento econômico da região. Porém, antes disso, o Guaíba é um ecossistema que sustenta uma rica biodiversidade, onde interagem diversas espécies vegetais e animais, que dependem de sua boa qualidade e preservação.
Por quase toda a sua existência considerado um rio, há um pouco mais de 20 anos - após criterioso estudo envolvendo técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de universidades norte-americanas - foi classificado como um grande lago. Sua bacia hidrográfica abrange uma área de 85.950 Km², equivalente a 30% do território gaúcho. Nela, estão situados os núcleos industriais mais importantes do Estado, concentrando 2/3 da produção industrial do Rio Grande do Sul e os centros urbanos mais populosos, onde vivem 70% da população.
O Guaíba é formado pelo Rio Jacuí (84,6%), Sinos(7,5%), Caí (5,2%) e Gravataí(2,7%), recebendo também as águas dos arroios situados às suas margens. Trata-se de um estuário no Rio Grande do Sul, Brasil. Estes rios desembocam no Delta do Jacuí, formando então o Guaíba, que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. A partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por seqüência, para o Oceano Atlântico.
De origem indígena, o nome significa "lugar onde o rio se alarga" (gua - grande, I - água ou rio, ba - lugar).Possui uma área de 496 quilômetros quadrados, um comprimento de 50 quilômetros, uma largura variável entre 900 metros e 19 quilômetros, uma profundidade média de 3 metros, um canal de navegação entre 4 a 6 metros e um volume de 1,5 bilhão de metros cúbicos.
Na orla do Guaíba, encontram-se diversos pontos referenciais de Porto Alegre, tais como o Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, a avenida Beira-Rio (muito usada para esportes), o Anfiteatro Pôr-do-Sol, as ruínas do Estaleiro Só, o Iate Clube Guaíba, o Clube Veleiros do Sul, o Clube dos Jangadeiros, entre outros.
A Ponte do Guaíba é a ponte que o cruza, ligando a capital à porção sul do Estado."
(Fonte: Wikipédia)


















































Se cada dia cai
Se cada dia cai, dentro de cada noite,
há um poço
onde a claridade está presa.
há que sentar-se na beira
do poço da sombra
e pescar luz caída
com paciência
(Pablo Neruda)



































2 comentários:

  1. HOLA,¿QUE TAL ESTÁ USTED?QUE PRECIOSAS LAS FOTOS,Y LOS ESCRITOS,LOS ENTIENDO ,PERO NO MAS.(risas)UN SALUDO.

    ResponderExcluir
  2. Bienvenido, Jorge!
    No hesite en comentar, expresar tus ideas y pensamientos o en postar - y también en corregir mi español...
    Un cordial saludo.

    ResponderExcluir

Comente