Rosa-dos-Ventos

No livro da vida não se volta quando se quer, a página já lida, para melhor entendê-la;
nem pode se fazer a pausa necessária à reflexão.
Os acontecimentos nos tornam e nos arrebatam às vezes tão rapidamente
que nem deixam volver um olhar ao caminho percorrido.
(José de Alencar, in Lucíola)

______________________________________________________________________________________

domingo, 8 de novembro de 2009

Litoral em outubro II




Na Praia da Guarita - ninguém do outro lado das pedras... apenas uma paisagem convidativa à apreciação - o mar se estentendo sem fim e os pássaros aproveitando a ausência da nossa espécie, mas que eu, despropositadamente, espantava com minha aproximação.



Mas em seguida pousavam um pouco mais adiante - como que brincando comigo. Como não fotografar?



Aproximava-me de bicicleta, descia dela e fotografava, aproximando-me vagarosamente e fotografando - não sabia qual o limite de aproximação, quando levantariam vôo.


Aproximava-me até levantarem vôo, então subia na bicicleta e me aproximava novamente, descia dela, apreciava as aves e ia me aproximando e fotografando... subia e descia da bicicleta...









Resolvi não descer mais da bicicleta e tirar fotos com uma das mãos, guiando com a outra. Embora destreinada quanto a andar de bicicleta, deu certo!

O grupo de pássaros fazia o mesmo que antes, permitindo minha áproximação até certo ponto, quando então levantavam vôo para pousar um pouco mais adiante.




























 



Em um momento, algumas aves permaneceram onde estavam, ainda que eu tenha me aproximado bastante, mas ficaram na areia fofa à minha direita. Posso fotografá-las mais de perto - pensei.

Ops! Não posso...

Com a areia fofa, perdi o controle da bicicleta e esparramei-me na areia, mas com um dos braços erguido para preservar a câmera, que mesmo assim não quis mais funcionar.

Sem fotografar, pedalei até Rondinha (distante 20 km de Torres), sempre pela areia, exceto ao passar pelo braço de terra em Itapeva.


A Praia da Itapeva possui 6.000 metros de extensão e localiza-se após o Parque da Guarita. Tem esse nome devido ao Morro da Itapeva que em tupi guarani significa "pedra chata". (Fonte: site da cidade de Torres)

Recebida pela Dona Sonja, pude descansar. Almocei e limpei a máquina, que voltou a funcionar (eba!).
Aproveitei então para registrar as belezas do seu jardim.




 




 


Até uma abelhinha fotografei!


 

 




 

 

 



 


Godofredo, garboso, pousou para o registro.



Já Filomena achou que estava muito distante... Na verdade, queria um carinho.

 
Mais algumas obras de arte da Natureza.





De uma pedalada beeeeem maior que a minha, retornou o Seu Egon.
Bem disposto e prestimoso, como sempre, Seu Egon ofereceu-se para levar-me de carro de volta a Torres.
O vento contra com que me depararia na volta, bem observado pelo Seu Egon, e a preguiça, bem observada por mim, compeliram-me a aceitar a carona oferecida.
Obrigada pela acolhida e pela carona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente